← voltar para plataforma impacto

Programa de Compartilhamento de Informação sobre os Retornos da Educação em Madagascar

Publicado em 07/05/2022 Atualizado em 27/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aumentar as taxas de progressão e o aprendizado das crianças em idade escolar.

Onde e quando?

O programa foi implementado no ano de 2007 pelo Ministério da Educação de Madagascar, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 640 escolas rurais em 16 distritos e aproximadamente 6.000 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 4º ano. Em uma reunião de rotina do corpo docente com alunos e seus pais e cuidadores, foram apresentadas estatísticas simples de salários e empregos para cada grupo educacional e gênero, referentes ao ano de 2005. Nessa ocasião, foi dada ênfase especial ao fato de que a renda auferida no mercado de trabalho crescia com o maior nível educacional alcançado. Na sequência, houve uma discussão de aproximadamente 20 minutos, e foi entregue aos pais um panfleto com as mesmas informações compartilhadas na reunião.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • de forma consistente com o fato de que os pais dos alunos seriam surpreendidos com a informação, a sua percepção sobre os retornos monetários de completar o Ensino Fundamental se tornou 26% mais próxima da realidade [1];
  • aumento de 9% (ou 7,8 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na frequência escolar no semestre seguinte, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores muito próximos ou muito distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • aumento de 20% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em exames padronizados de Matemática, Língua Francesa e Malgaxe (língua nacional de Madagascar) [1];
  • o efeito descrito acima é positivo e de maior magnitude, 37% de um desvio-padrão, para filhos de pais ou cuidadores que revelaram subestimar os retornos monetários de completar o Ensino Fundamental [1].

 

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.