Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Menções Honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Menções Honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática
Qual era o objetivo?
Reconhecer publicamente os alunos de alto desempenho.
Onde e quando?
A Olimpíada Brasileira de Matemática é implementada desde 1979 no Brasil, anualmente, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags *Metodologia* da página listam algumas das formas escolhidas para contornar esse problema! que utiliza dados de alunos que receberam menções honrosas no ensino médio, nas provas de 2009 a 2012, e de seus colegas de sala.
Como era o desenho?
Os organizadores distribuem medalhas de ouro, prata e bronze para os 2.300 melhores alunos e menção honrosa para os 30.000 alunos subsequentes de escolas públicas de alunos do 6° e 7° ano, do 8° e 9° ano e do Ensino Médio.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal da iniciativa:
- há evidências fortes de que o reconhecimento de um colega de sala pela menção honrosa tenha aumentado o engajamento dos seus colegas de sala com a própria Olimpíada, nos anos futuros: há, por exemplo, aumento de 46% a 58% (ou de 1,1 a 1,3 pontos percentuais) na taxa alunos que se inscreveram na competição e aumento de 3,6% a 5,0% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. no desempenho na prova [1];
- aumento de 11% (ou 0,6 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de colegas de sala que vieram a serem aceitos em instituições de ensino superior seletivas, considerando os alunos contemplados pelas menções no 2° ano do ensino médio [1].
Quais as fontes da informação?
- Moreira, D. (2019). Success Spills Over: How Awards Affect Winners’ and Peers’ Performance in Brazil. Mimeograph.
Eixos de busca
Área
EducaçãoDimensão
Indicadores de escolarizaçãoTipo de programa
Prêmios e reconhecimento público na escolaClasse de programa
Pedagogia e gestão em redes escolaresElementos
PrêmiosRegião
América LatinaPaís
BrasilEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.