← voltar para plataforma impacto

Menções Honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Publicado em 12/03/2024 Atualizado em 13/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Reconhecer publicamente os alunos de alto desempenho.

Onde e quando?

A Olimpíada Brasileira de Matemática é implementada desde 1979 no Brasil, anualmente, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Como é o desenho?

Os organizadores distribuem medalhas (ouro, prata e bronze) para os 2.300 melhores alunos e menção honrosa para os 30.000 alunos subsequentes de escolas públicas de três grupos de alunos: (i) 6º e 7º ano; (ii) 8º e 9º ano; (iii) Ensino Médio.

Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional a que utiliza dados sobre alunos que receberam menções honrosas no Ensino Médio, nas provas de 2009 a 2012, e seus colegas de sala.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências de  impacto causal da entrega de menções honrosas para os alunos do Ensino Médio:

  • há evidências fortes de que o reconhecimento de um colega de sala pela menção honrosa aumente o engajamento dos seus colegas de sala com a própria Olimpíada, nos anos futuros: há, por exemplo, aumento de 46% a 58% (ou de 1,1 a 1,3 pontos percentuais) na taxa de participação na competição e aumento de 3,6% a 5% de um desvio-padrão no desempenho na prova [1];
  • aumento de 11% (ou 0,6 pontos percentuais) na taxa de colegas de sala dos alunos contemplados pelas menções, do 2º ano do Ensino Médio, que vieram a serem aceitos em instituições de ensino superior seletivas [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.