← voltar para plataforma impacto

Expansão do Acesso ao Sistema de Pagamento Móvel M-PESA no Quênia

Publicado em 17/11/2024 Atualizado em 18/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Promover a inclusão financeira, permitindo que indivíduos, especialmente aqueles sem acesso a serviços bancários tradicionais, possam realizar transações financeiras de forma rápida, segura e acessível.

Onde e quando?

O sistema de pagamento móvel por celular M-PESA foi criado em 2007, pela Safaricom, no Quênia. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de domicílios expostos aos seus efeitos nos anos subsequentes.

Como é o desenho?

O M-PESA é um sistema de pagamento móvel que permite que usuários realizem transferências de dinheiro, pagamentos de contas, compras e tenham acesso a produtos de microcrédito usando seus telefones celulares, mesmo sem conexão à Internet ou conta bancária tradicional.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e do impacto causal da expansão:

  • em 2014, 7 anos depois da criação do M-PESA, domicílios que tinham sido expostos, entre 2008 e 2010, a um aumento no número de agentes do programa próximos de zero para 6, tinham consumo per capita 19% maior [1];
  • redução de 22% (ou 9,2 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa de domicílios em situação de extrema pobreza, com efeitos particularmente pronunciados para domicílios chefiados por mulheres, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1]
  1. Esses efeitos se traduziram em aproximadamente 194 mil domicílios passando para acima da linha de pobreza extrema no país.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Suri, T., & Jack, W. (2016). The Long-Run Poverty and Gender Impacts of Mobile Money. Science, 354(6317), 1288-1292.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.