Expansão do Acesso ao Sistema de Pagamento Móvel M-PESA no Quênia
Expansão do Acesso ao Sistema de Pagamento Móvel M-PESA no Quênia
Qual era o objetivo?
Promover a inclusão financeira, permitindo que indivíduos, especialmente aqueles sem acesso a serviços bancários tradicionais, possam realizar transações financeiras de forma rápida, segura e acessível.
Onde e quando?
O M-PESA foi criado em 2007, pela Safaricom, no Quênia. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados de domicílios expostos aos seus efeitos nos anos subsequentes.
Como era o desenho?
O M-PESA é um sistema de pagamento móvel que permite que usuários realizem transferências de dinheiro, pagamentos de contas, compras e tenham acesso a produtos de microcrédito usando seus telefones celulares, mesmo sem conexão à Internet ou conta bancária tradicional.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e do impacto causal da expansão:
- em 2014, 7 anos depois da criação do M-PESA, domicílios que tinham sido expostos, entre 2008 e 2010, a um aumento no número de agentes do programa próximos de zero para 6, tinham consumo per capita 19% maior [1];
- redução de 22% (ou 9,2 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de domicílios em situação de extrema pobreza, com efeitos particularmente pronunciados para domicílios chefiados por mulheres, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].¹
- Esses efeitos se traduziram em aproximadamente 194 mil domicílios passando para acima da linha de pobreza extrema no país.
Quais as fontes da informação?
- Suri, T., & Jack, W. (2016). The Long-Run Poverty and Gender Impacts of Mobile Money. Science, 354(6317), 1288-1292.