Estudo Experimental sobre Efeitos da Reposição de Zinco e Micronutrientes em Escolas na China
Estudo Experimental sobre Efeitos da Reposição de Zinco e Micronutrientes em Escolas na China
Qual era o objetivo?
Entender a importância da suplementação nutricional para o crescimento físico e o desenvolvimento neuropsicológico infantil.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 1994 em distritos urbanos de baixa renda nas cidades de Chongqing, Qingdao e Shanghai, na China, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". realizado em escolas primárias, envolvendo 372 crianças de 6 a 9 anos, matriculadas no 1º ano.
Como era o desenho?
Foi estruturado um esquema de suplementação nutricional administrado diariamente no ambiente escolar. As crianças receberam, durante 10 semanas, suplementos administrados por professores em sala de aula, 6 dias por semana, segundo modalidades:
- suplementação com 20 mg de zinco por dia;
- suplementação combinada de 20 mg de zinco por dia e um conjunto de outros micronutrientes;
- suplementação apenas com os outros micronutrientes, sem zinco.¹
A composição do suplemento de micronutrientes seguiu recomendações nutricionais internacionais e teve como objetivo reverter deficiências latentes de nutrientes essenciais ao crescimento e ao desenvolvimento infantil. Os micronutrientes incluíam vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis —como vitaminas A, C, D, E e K, além de vitaminas do complexo B— e minerais como cobre, iodo, manganês, selênio, cromo e molibdênio.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências:
- durante o período de implementação, a altura até o joelho de crianças que receberam as doses de zinco e micronutrientes e micronutrientes cresceu 10,9 e 9,1 milímetros, perto do dobro do crescimento do grupo que recebeu apenas a suplementação com zinco [1];
- ao final da duração da intervenção de 10 semanas, foram encontradas melhorias em indicadores de desenvolvimento cognitivo e neuropsicológico nos grupos que receberam suplementação com zinco:
- houve, em particular, aumento de 2,6 a 5,3 pontos percentuais no crescimento de indicadores de atenção sustentada, percepção visual e memória visual de curto prazo entre crianças que receberam suplementação contendo zinco (isolado ou combinado), em comparação às crianças que receberam apenas micronutrientes [1];
- houve, além disso, aumento de 3,7 pontos percentuais na taxa de acerto em um teste de formação de conceitos e raciocínio abstrato entre crianças que receberam suplementação com zinco [1].
- por fim, a intervenção também teve efeito sobre habilidades motoras das crianças que receberam suplementação com zinco:
- houve aumento de aproximadamente 100% na taxa de crescimento de um indicador de coordenação motora fina, tanto para crianças que receberam apenas zinco quanto para crianças que receberam zinco e outros micronutrientes, e de 62% em um indicador de coordenação visuomotora, este último para crianças que receberam suplementação contendo zinco e micronutrientes [1].
- Essa composição foi formulada com base nas Recommended Dietary Allowances do National Research Council (NRC, 1989). Ferro, cálcio, magnésio e fósforo, que não foram incluídos no suplemento por interferirem negativamente na absorção do zinco.
Quais as fontes da informação?
- Penland, J. G., Sandstead, H. H., Alcock, N. W., Dayal, H. H., Chen, X. C., Li, J. S., Zhao, F., & Yang, J. J. (1997). A Preliminary Report: Effects of Zinc and Micronutrient Repletion on Growth and Neuropsychological Function of Urban Chinese Children. Journal of the American College of Nutrition, 16(3), 268–272.
- National Research Council (NRC). (1989). Recommended Dietary Allowances (10th ed.). Washington, DC: National Academy Press.
Políticas e Programas Relacionados
Estudo Experimental sobre Suplementação Neonatal de Vitamina A na Indonésia
Reduzir a mortalidade infantil e a ocorrência de infecções graves no primeiro ano de vida.
Expansão do Programa Food Stamps nos Estados Unidos nas Décadas de 1960 e 1970
Aumentar a quantidade e a qualidade nutricional dos alimentos consumidos por famílias em situação de pobreza, contribuindo para a redução da pobreza infantil.
Suplementação de Ferro em Escolas de Gunungpati na Indonésia
Combater a anemia por deficiência de ferro em crianças.