← voltar para plataforma impacto

Encorajamento do Uso da Plataforma Biscate em Moçambique

Publicado em 26/11/2024 Atualizado em 26/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Afetar positivamente as chances de inserção profissional de egressos de cursos de educação técnica e profissionalizante.

Onde e quando?

A plataforma Biscate é um site moçambiquenho lançado em 2016, estruturado para conectar freelancers com consumidores — em particular, em tarefas manuais, como de encanador ou manicure. A iniciativa foi implementada por meio de uma parceria entre pesquisadores e os operadores da plataforma, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". conduzido entre 2019 e 2020, envolvendo 1.357 participantes.

Como é o desenho?

Foram enviados, logo após o período regular de término dos cursos de educação técnica e profissionalizante, mensagens de SMS convidando os alunos à se inscreverem na plataforma.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da iniciativa:

  • 1 a cada 2 indivíduos que receberam os convites tinham criado uma conta na plataforma, no ano que sucedeu o envio das mensagens [1];
  • não foram encontradas evidências de que o envio dos convites tenha tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. sobre a taxa de indivíduos que tinham um emprego, ou sobre os rendimentos auferidos no mercado de trabalho, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
  • há no entanto, evidências de que o grupo de mulheres que concluíram cursos em áreas que envolviam habilidades manuais na educação técnica e profissionalizante tenha se beneficiado do encorajamento: entre elas, houve aumentos de 50% (ou de 11 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa das que tinham um emprego pago e de próximo de 65% nos rendimentos auferidos no mercado de trabalho, ainda no mesmo horizonte temporal dos resultados acima.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.