Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Centros Educacionais Mindspark para Aprendizado no Contraturno em Déli
Centros Educacionais Mindspark para Aprendizado no Contraturno em Déli
Qual o objetivo?
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem, de forma escalável.
Onde e quando?
A tecnologia educacional Mindspark foi desenvolvida por uma empresa de educação indiana chamada Educational Initiatives (EI). Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado nos anos de 2015 e 2016 em Déli, na Índia, envolvendo 619 alunos de escolas públicas.
Como é o desenho?
O Mindspark é um software de aprendizagem que usa um extenso banco de dados de perguntas e respostas de alunos para monitorar o nível de aprendizado inicial e a taxa de progresso, personalizando dinamicamente o material veiculado para os alunos. O software é interativo, pode ser usado com e sem conexão com a Internet, e inclui avaliação contínua, além de jogos instrucionais, vídeos e atividades com as quais os alunos aprendem por meio de instruções pedagógicas e devolutivas rápidas.
A implementação aconteceu em centros ligados à empresa EI localizados em bairros de baixa renda, no contraturno escolar, com foco em alunos de 6° a 9° ano. Os alunos receberam a oportunidade de frequentar os centros a custo zero, após selecionarem grades horárias para instrução diária de 90 minutos, em espaços reservados por até 6 dias por semana.¹
O tempo total de instrução foi dividido em 45 minutos de instrução utilizando o software e 45 minutos de estudo em grupo supervisionado por um instrutor. No tempo destinado à instrução auxiliada pelo software, cada aluno foi atribuído a um computador com fones de ouvido, que lhe apresentava atividades de treino em Matemática, Língua Hindi e Inglês.² Já o componente de instrução em grupo incluía todos os alunos inscritos em um determinado horário, normalmente em grupos de aproximadamente 15 alunos. Os instrutores, que atuavam individualmente no exercício das funções de tutoria, foram contratados localmente e eram responsáveis por acompanhar os alunos enquanto eles estivessem usando o software, fornecendo a instrução em grupo, facilitar o funcionamento diário dos centros e incentivar a frequência e retenção dos alunos inscritos. Além disso, os instrutores davam suporte individualizado para lição de casa e revisavam conceitos básicos de alta relevância para todas as crianças.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito de monitoramento e impacto causal:
- as crianças que receberam os convites para frequentarem os centros o fizeram por um período de, em média,50 dias nos, dentre o total possível de 90 dias [1];
- entre as crianças convidadas, houve aumento de 37% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um exame padronizado de Matemática e de 23% de um desvio-padrão em um exame padronizado de Língua Hindi, 4 meses e meio após o início da implementação da iniciativa [1];³
- há evidências de que os alunos com nível inicial de aprendizado muito baixo (primeiro tercil) não teriam tido nenhum progresso em termos de aprendizado durante o período da implementação, caso não tivessem recebido o apoio individualizado provido pelos centros [1].
- Os centros cobravam uma taxa subsidiada que equivalia a 3 dólares americanos (em valores de 2019) por mês, e a implementação isentou parte dos alunos do pagamento dessa taxa usando vouchers.
- Dois dias da semana foram designados para Matemática, dois dias para Hindi, um dia para Inglês, e, em um dia da semana, os alunos podiam escolher a matéria a ser estudada durante a sessão.
- Os efeitos descritos mostram também que os alunos que receberam a gratuidade progrediram cerca de duas vezes mais em Matemática e cerca de 2 vezes e meia mais em Língua Hindi, quando comparados com o que teriam aprendido na ausência da iniciativa.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Muralidharan, K., Singh, A., & Ganimian, A. J. (2019). Disrupting Education? Experimental Evidence on Technology-aided Instruction in India. American Economic Review, 109(4), 1426-60.
Vídeos
Material complementar
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Aprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaNotas em exames padronizadosNotas em provas na escolaTipo de programa
Contraturno escolarReforço escolarTecnologias educacionais com foco em LínguaTecnologias educacionais com foco em MatemáticaTutoria para aceleração escolarElementos
Atividades extracurricularesAulas de reforçoIdentificação de alunos com defasagem de aprendizadoSessões de tutoriaSoftware de aprendizagemSoftware de correção de redaçãoRegião
ÁsiaPaís
ÍndiaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa 4 a 7 de Contraturno Escolar no Chile
Promover a inserção no mercado de trabalho de mães e/ou mulheres responsáveis pelo cuidado de crianças, por meio da oferta de atividades recreativas e educacionais para as crianças após o turno regular de aula.
Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Regent Park)
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Integração de Software de Aritmética às Aulas de Matemática em Escolas do Nordeste do Brasil
Apoiar o aprendizado de aritmética, de forma lúdica e individualizada.