Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Campanha de Erradicação da Ancilostomose pela Rockefeller Sanitary Commission no Sul dos Estados Unidos
Campanha de Erradicação da Ancilostomose pela Rockefeller Sanitary Commission no Sul dos Estados Unidos
Qual o objetivo?
Reduzir a incidência de morbidades vinculadas a verminoses em crianças em idade escolar.
Onde e quando?
As iniciativas foram implementadas entre 1910 e 1915, em estados do sul dos Estados Unidos. Os resultados abaixo dizem respeito a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de uma amostra representativa de indivíduos nascidos entre 1900 e 1950.
Como é o desenho?
A campanha foi implementada pela Rockefeller Sanitary Commission for the Eradication of Hookworm Disease, criada em 1910 com recursos de uma doação de 1 milhão de dólares pelo empresário John D. Rockefeller. Nesse ano, foi realizada uma pesquisa em mais de 600 condados, que revelou que a taxa média de contaminação por ancilostomídeos em crianças de 6 a 18 anos era de aproximadamente 40%. Nos anos subsequentes, a comissão financiou equipes móveis de profissionais de saúde que forneceram vermífugo de forma gratuita e realizaram campanhas de conscientização sobre a identificação e a prevenção das parasitoses, envolvendo médicos, professores e o público local.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da campanha de erradicação:
- estima-se que, nos anos de operação da campanha, aproximadamente 64% da população infectada tenha sido tratada com vermífugo [1];
- a intensidade da redução de exposição à doença após o nascimento tem associação robusta com melhorias em indicadores de longo prazo para indivíduos que moravam em estados com maior endemicidade, quando comparadas coortes nascidas antes e depois dos esforços de erradicação [1];
- houve, por exemplo, aumento de 5,6% (ou 4,4 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de matrícula na escola e de 3,4% (ou 2,9 pontos percentuais), entre crianças de 6 a 18 anos que passaram sua infância em áreas geográficas que, em 1910, tinham taxas de infecção de 50% [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Bleakley, H. (2007) Disease and Development: Evidence from Hookworm Eradication in the American South. Quarterly Journal of Economics, 122(1), 73-117.
Eixos de busca
Tipo de programa
Esforços de erradicação de doenças endêmicasRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.