Campanha de Erradicação da Ancilostomose pela Rockefeller Sanitary Commission no Sul dos Estados Unidos
Campanha de Erradicação da Ancilostomose pela Rockefeller Sanitary Commission no Sul dos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Reduzir a incidência de doenças causadas por vermes intestinais em crianças em idade escolar.
Onde e quando?
As iniciativas foram implementadas entre 1910 e 1915, em estados do sul dos Estados Unidos. As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados de uma amostra representativa de indivíduos nascidos entre 1900 e 1950.
Como era o desenho?
A campanha foi implementada pela Rockefeller Sanitary Commission for the Eradication of Hookworm Disease, criada em 1910 com recursos de uma doação de 1 milhão de dólares pelo empresário John D. Rockefeller. Nesse ano, foi realizada uma pesquisa em mais de 600 condados, que revelou que a taxa média de contaminação por ancilostomídeos em crianças de 6 a 18 anos era de cerca de 40%. Nos anos seguintes, a comissão financiou equipes móveis de profissionais de saúde que distribuíram vermífugos gratuitamente e promoveram campanhas de conscientização sobre a identificação e prevenção das parasitoses, com o envolvimento de médicos, professores e a comunidade local.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- durante os anos de operação da campanha, estima-se que cerca de 64% da população infectada tenha recebido tratamento com vermífugos [1];
- a redução da exposição à doença após o nascimento apresentou uma forte associação com melhorias em indicadores de longo prazo para indivíduos que cresceram em estados com alta endemicidade, quando comparadas coortes nascidas antes e depois dos esforços de erradicação [1];
- houve, por exemplo, aumento de 5,6% (ou 4,4 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de matrícula na escola e de 3,4% (ou 2,9 pontos percentuais), entre crianças de 6 a 18 anos que passaram sua infância em áreas geográficas que, em 1910, tinham taxas de infecção de 50% [1].
Quais as fontes da informação?
- Bleakley, H. (2007) Disease and Development: Evidence from Hookworm Eradication in the American South. Quarterly Journal of Economics, 122(1), 73-117.