← voltar para plataforma impacto

Aulas de Capoeira na Educação Infantil no Projeto Nova Semente em Petrolina

Publicado em 22/02/2024 Atualizado em 22/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Inserir atividades saudáveis na educação infantil.

Onde e quando?

O projeto Nova Semente foi criado em 2016 em Petrolina, em Pernambuco, Brasil, expandindo e aprimorando os equipamentos públicos de educação infantil com foco em crianças de 0 a 5 anos de famílias em situação de pobreza. As aulas foram implementadas em centros de educação infantil do projeto no ano de sua criação e as informações abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 97 escolas.

Como é o desenho?

As aulas tiveram duração de 40 minutos e ocorreram nos próprios centros do Nova Semente, durante o segundo semestre, 3 vezes por semana, por 20 semanas.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto da introdução das aulas:

  • aumento de 13% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de controle inibitório (atenção seletiva) de 12% de um desvio-padrão em um indicador de memória de trabalho (com relação a instruções verbais), ambos construídos com informação coletada ao fim do semestre [1];
  • os efeitos descritos acima foram mais pronunciados para crianças que eram de famílias contempladas pelo programa Bolsa Família [1];
  • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em um indicador de flexibilidade cognitiva, no mesmo horizonte temporal [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Hirata, G. (2023). Improving Children’s Executive Functions: Evidence from Capoeira. Oxford Economic Papers, 75(2), 490-506.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.