Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escolaridade e ascensão social
O grau de escolaridade do país está, diretamente, relacionado à ascensão social dos descendentes. Recente pesquisa mostrou que, em grupo de 100 pessoas, com pouca ou nenhuma instrução, 70 chegaram ao final do ensino fundamental e 04 ou 05 concluíram o ensino superior.
Estudos apontam que só 5% de filhos de pais, sem instrução, chegam ao ensino superior no Brasil.
Para o Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS), a falta de mobilidade social, no Brasil, é fator de perpetuação da pobreza, mesmo após anos de crescimento econômico e de programas de transferência de renda.
Na prática, pode-se afirmar que a falta de mobilidade social, no Brasil, é responsável pela dificuldade que um filho de família pobre tem para ascender, na pirâmide social, e ter melhores salários.
Principais barreiras estão na educação, na saúde, na assistência social, agravadas quando envolve a população negra.
Não podemos esquecer que a educação é o mais potente fator para a mobilidade social.
Clique para acessar