Crianças e adolescentes: caracterização da renda
domiciliar per capita de crianças e adolescentes no Brasil

Crianças e adolescentes: caracterização da renda domiciliar per capita de crianças e adolescentes no Brasil

Autores: Imds e Oppen Social

Data de publicação: setembro de 2021

Edição: 1ª


Resumo:


Fechando a série de estudos sobre pobreza na infância e adolescência com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apresentamos a “Caracterização da renda domiciliar per capita de crianças e adolescentes no Brasil”. 

No primeiro estudo da série, falamos sobre a evolução da incidência, distribuição e hiato da pobreza. No segundo, apresentamos a discussão sobre as condições para o desenvolvimento de habilidades e possíveis barreiras à mobilidade. Neste terceiro, abordamos a composição da renda domiciliar e o que está por trás da renda per capita dos domicílios com crianças e adolescentes.

Na apresentação, a partir da PNAD Contínua de 2019 são feitas comparações entre os domicílios de crianças e adolescentes pobres (identificados a partir da linha de pobreza regionalizada) e aqueles residentes em domicílios com as 20% maiores rendas per capita. Os indicadores investigados permeiam temas como razão de dependência financeira, ocupação e composição da renda domiciliar, dentre outros.

Chegamos ao fim desta série buscando entender a configuração dos domicílios de crianças e adolescentes pobres e o que os diferencia daqueles com maiores rendas. Assim, esperamos oferecer insumos para o debate e a sugestão de trilhas para melhorar as condições socioeconômicos dos pobres e estreitar as diferenças de oportunidades, em busca de uma sociedade onde crianças e adolescentes possam aspirar por maior mobilidade social.

Aproveite a leitura!




Topo