Pobreza monetária no Brasil: 2019-2020

Pobreza monetária no Brasil: 2019-2020

Autores: Imds e Oppen Social

Data de publicação: abril de 2022

Edição: 2ª


Resumo:


O Imds revisita e atualiza os indicadores de pobreza monetária no Brasil a partir dos novos dados da PNAD Contínua de 2020. Manter o acervo atualizado e estar atento para os temas relevantes fazem parte do nosso compromisso institucional. Por isso, disponibilizamos essa apresentação que discute os números da pobreza para a população como um todo em um período de grande preocupação da sociedade e dos gestores de políticas públicas – o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

A apresentação Pobreza monetária no Brasil: 2019-2020 mostra que, apesar dos grandes desafios do período, houve redução da pobreza no país. Os números sugerem, ainda, a importância desempenhada pela política pública em tal momento de crise. Isto porque a transferência de renda disponível por meio do Auxílio Emergencial representou um papel crucial em aliviar a pobreza em 2020.

Esperamos que o material seja mais um insumo a municiar estudiosos e gestores interessados, com conteúdos que auxiliem na construção de políticas públicas e programas sociais capazes de reduzir desigualdades e aumentar a mobilidade social.




Topo