Tecnologia Educacional Imagine Math para Ensino Fundamental I na Índia

Data de publicação: 24/09/2022

Data da última atualização: 20/12/2022

Qual o objetivo?

Aumentar o aprendizado de matemática entre crianças no início do processo de escolarização.

Onde e quando foi implementado?

A tecnologia educacional Imagine Math foi desenvolvida por uma empresa de impacto social indiana chamada Pixatel e implementada no ano de 2018 em Lucknow, Índia, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 6 escolas.

Como é o desenho?

O programa, baseado na tecnologia educacional Imagine Math, teve por foco alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e foi implementado em sessões de 20 minutos de 1 a 3 vezes por semana, de Agosto a Dezembro, como substituição ao tempo que era gasto na sala de estudos.

A tecnologia Imagine Math é um software com interface amigável que apresenta exercícios práticos aos alunos e personaliza dinamicamente o material veiculado para corresponder ao nível e progresso feito por cada aluno individualmente.

No tempo destinado ao uso da tecnologia, cada aluno recebeu um tablet equipado com o software. Os instrutores foram orientados a encorajarem cada criança a jogar jogos que desafiavam o seu nível de compreensão e, quando necessário, ajudaram as crianças individualmente a entender as tarefas pedagógicas do jogo. Toda a interação entre os alunos e os instrutores era pautada pelo uso que a criança fazia dos vários jogos, e os instrutores não forneceram instrução propriamente dita em Matemática ou qualquer outro conteúdo escolar.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da tecnologia educacional:

De onde vem essa informação?
  1. Brown, C. L., Kaur, S., Kingdon, G., & Schofield, H. (2022). Cognitive Endurance as Human Capital. National Bureau of Economic Research Working Paper.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Tecnologia Educacional Pratham para Ensino de Matemática no Ensino Fundamental I na Índia

Estimular o aprendizado de Matemática por meio do uso de recursos com capacidade de contemplar o nível de dificuldade de cada aluno, tornando também o processo de aprendizado mais...


Programa Escolar Letrus de Treino e Correção Automatizada da Redação do ENEM e Desenvolvimento da Escrita no Espírito Santo

Aprimorar as habilidades de escrita de alunos ao final do ensino médio, tornando-os mais competitivos para os exames de ingresso na faculdade.


Tecnologia Educacional Cogmed para Estímulo à Memória de Trabalho na Alemanha

Estimular a capacidade de crianças no início do processo de escolarização de armazenar e processar informações mentalmente.


Centros Educacionais Mindspark para Aprendizado no Contra-Turno em Déli

Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem de modo eficaz e escalável nas escolas, criando condições para práticas pedagógicas de maior efetividade.


Topo