+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 24/09/2022
Data da última atualização: 20/12/2022
Aumentar o aprendizado de matemática entre crianças no início do processo de escolarização.
A tecnologia educacional Imagine Math foi desenvolvida por uma empresa de impacto social indiana chamada Pixatel e implementada no ano de 2018 em Lucknow, Índia, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 6 escolas.
O programa, baseado na tecnologia educacional Imagine Math, teve por foco alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, e foi implementado em sessões de 20 minutos de 1 a 3 vezes por semana, de Agosto a Dezembro, como substituição ao tempo que era gasto na sala de estudos.
A tecnologia Imagine Math é um software com interface amigável que apresenta exercícios práticos aos alunos e personaliza dinamicamente o material veiculado para corresponder ao nível e progresso feito por cada aluno individualmente.
No tempo destinado ao uso da tecnologia, cada aluno recebeu um tablet equipado com o software. Os instrutores foram orientados a encorajarem cada criança a jogar jogos que desafiavam o seu nível de compreensão e, quando necessário, ajudaram as crianças individualmente a entender as tarefas pedagógicas do jogo. Toda a interação entre os alunos e os instrutores era pautada pelo uso que a criança fazia dos vários jogos, e os instrutores não forneceram instrução propriamente dita em Matemática ou qualquer outro conteúdo escolar.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal da tecnologia educacional:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Incorporar nos momentos de estudo individual atividades que estimulam a capacidade de concentrar-se por períodos relativamente longos de tempo.
Aprimorar as habilidades de escrita de alunos ao final do ensino médio, tornando-os mais competitivos para os exames de ingresso na faculdade.
Estimular a capacidade de crianças no início do processo de escolarização de armazenar e processar informações mentalmente.