+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 20/10/2022
Data da última atualização: 15/12/2022
Melhorar as condições de moradia em favelas e zonas urbanas de alta vulnerabilidade, em ações conjuntas entre os seus habitantes e jovens voluntários.
O modelo do programa TECHO foi estabelecido pela primeira vez no Chile em nos anos 1990 e depois replicado em vários países da América Latina. Os resultados descritos abaixo dizem respeito a um estudo experimental de impacto do programa conduzido no México entre 2010 e 2012, envolvendo aproximadamente 800 famílias.
O programa teve por foco famílias que moravam em áreas da periferia da Cidade do México.
Após a seleção das famílias beneficiárias, que ocorreu após um exercício de diagnóstico e priorização conduzido em conjunto com os habitantes das comunidades, foram construídas moradias de 18 metros quadrados por times de 4 a 8 voluntários e apenas cerca de 10% dos custos de material foram repassados aos futuros proprietários (total de aproximadamente 100 dólares, em valores de 2017, ou o equivalente, à época, à quase 2 vezes o rendimento domiciliar per capita das famílias participantes). Estes materiais incluíram madeira, utilizada nas paredes e no piso – elevado de 30 a 80 cm do chão para proteção contra enchentes e animais –, e painéis de alumínio, utilizados no teto.
As casas construídas eram fáceis de desmontar e mudar para um novo local, uma vez que a maior parte das famílias contempladas não possuíam título formal da terra em que viviam.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar as condições de moradia, em especial àquelas ligadas à saúde, de grupos vulneráveis em favelas e áreas rurais.