+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 24/05/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Estimular o engajamento de alunos com atividades de leitura dentro do ambiente escolar, melhorar sua fluência e estimular o hábito geral da leitura fora do ambiente escolar.
O programa Sa Aklat Sisikat foi implementado pela Sa Aklat Sisikat Foundation no ano letivo de 2009, na província de Tarlac, nas Filipinas, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo aproximadamente 5.500 crianças em 100 escolas.
O programa teve por foco alunos do 4º ano e duração de 1 mês. A ideia central foi criar oportunidades para que as crianças participantes lessem livros apropriados à sua idade dentro da escola. Para tanto, o programa teve três componentes fundamentais.
O primeiro deles foi a distribuição de livros - 60 unidades para cada sala de aula das escolas participantes.
O segundo foi de sessões de treinamento, por 2 dias, para os professores das escolas participantes. Nessas sessões, os professores aprenderam formas de implementar atividades de leitura no currículo escolar convencional, de forma a engajar os alunos nas atividades.
O terceiro componente foi a realização de "maratonas" durante o mês de implementação, em sessões diárias de uma hora de leitura que incluíram atividades como narrativa dramática, jogos literários e leitura silenciosa individual. Durante as "maratonas" os estudantes foram incentivados a ler o maior número possível dos 60 livros de histórias doados à sala, e cada aluno acompanhou o número de livros lidos usando cartazes na parede. Os alunos também foram estimulados a escreverem sobre as histórias em cadernos de leitura.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito impacto causal do programa Sa Aklat Sisikat de leitura:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a capacidade de compreensão de textos lidos entre alunos de escolas com baixo desempenho.
Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem comumente durante o período de férias de crianças no início do processo de escolarização.
Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.
Aprimorar a qualidade da alfabetização e do letramento de crianças que apresentavam defasagens de aprendizagem.