Programa Escolar Balu und Du de Mentoria para Alunos do Ensino Fundamental I na Alemanha

Data de publicação: 25/03/2022

Data da última atualização: 19/10/2022

Qual o objetivo?

Ampliar os horizontes dos alunos e estimular o desenvolvimento de novas habilidades - como altruísmo, confiança nos outros e sua capacidade de assumir a perspectiva de outras pessoas no dia a dia - por meio de um vínculo com uma pessoa mais experiente.

Onde e quando foi implementado?

O programa Balu und Du foi implementado para fins de avaliação nos anos de 2011 a 2013 em escolas públicas nas cidades de Bonn e Colônia, na Alemanha. No ano de 2020, o programa tinha atingido aproximadamente 10.000 crianças em mais de 50 cidades no país.

Como é o desenho?

O programa se baseou em dois componentes principais e teve duração de 1 ano. Em primeiro lugar, foram criadas situações frequentes de interação social de alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I com um mentor voluntário (chamados de Balus), normalmente alunos de universidade de 18 a 30 anos. O nome dado a esses monitores é uma referência ao urso que acompanha Mogli em suas aventuras na famosa história infantil.

Durante o período do programa, que ocorreu semanalmente, fora do horário escolar, estes mentores seguiram estratégias de aprendizado informal vinculadas ao dia a dia das crianças, agindo como exemplo, modelo de inspiração e como amigo ou amiga. Alguns exemplos concretos de atividades relatadas foram jogos de tabuleiro, visitas a museus, cinemas ou parques, atividades físicas, trabalhos manuais ou simples encontros de conversa.

Em segundo lugar, o programa criou uma rede de apoio aos mentores, que preenchiam semanalmente relatórios online sobre as atividades realizadas na companhia dos alunos, bem como sobre problemas potenciais enfrentados. Tais relatórios foram então lidos e comentados por coordenadores do programa, profissionais (não voluntários) ligados à área de educação e psicologia.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa em alunos oriundos de famílias de baixo nível socioecômico cujos pais revelaram interesse em participar da intervenção e das pesquisas associadas:

  • aumento de 29% em um indicador de altruísmo, confiança no próximo e capacidade de assumir a perspectiva de outras pessoas, coletado ao final da intervenção - e tal aumento é mais pronunciado em crianças cujas mães tem menos habilidades sociais como as elencadas, e que tem menos oportunidades concretas de interação social [1];
  • aumento de tamanho semelhante ao descrito acima em um indicador do mesmo tipo, coletado aproximadamente dois anos após o final da intervenção, sugerindo que os impactos gerados resistem ao tempo [1];
  • os impactos descritos acima permitiram equiparar os indicadores de alunos oriundos de famílias de baixo nível socioecômico e ao de alunos de oriundos de famílias de alto nível socioeconômico [1].
De onde vem essa informação?
  1. Kosse, F., Deckers, T., Pinger, P., Schildberg-Hörisch, H., & Falk, A. (2020). The Formation of Prosociality: Causal Evidence on the Role of Social Environment. Journal of Political Economy, 128(2), 434-467.
Vídeos


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Rexdale e Lawrence Heights)

Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.


Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Regent Park)

Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.


Programa Quantum Opportunity de Apoio Amplo ao Aluno de Ensino Médio nos Estados Unidos

Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...


Programa de Mentoria Big Brothers Big Sisters nos Estados Unidos

Facilitar a formação de vínculos significativos entre jovens em situação de vulnerabilidade social e voluntários adultos, capazes de fornecer atenção e suporte.


Topo