+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 11/10/2022
Data da última atualização: 11/10/2022
Estimular alunos a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.
O programa foi implementado nos anos 2000 em uma escola de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 99 alunos.
O programa teve por foco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II com baixo desempenho escolar. Os alunos contemplados participaram de 8 sessões semanais de 25 minutos. em grupos de 12 a 14 estudantes, em que foram estimulados a verem as habilidades intelectuais como capazes de crescer em resposta ao esforço (uma postura chamada em psicologia de mindset de crescimento). Algumas das atividades centrais das sessões foram:
Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Colaborar para a transição bem-sucedida de estudantes em situação de vulnerabilidade social do ensino médio para universidades.
Aumentar a garra e a perseverança entre alunos, estimulando-os a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço e da capacidade de planejamento do futuro para o desenvolvimento de...
Aprimorar o autocontrole e as habilidades sociais de meninos que moravam em áreas de alta vulnerabilidade social e apresentavam problemas de comportamento na escola.
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...