← voltar para plataforma impacto

Programa Escolar de Formação de Mindset de Crescimento no Ensino Fundamental em Nova Iorque

Publicado em 11/10/2022 Atualizado em 06/02/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estimular alunos a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado nos anos 2000 em uma escola de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo 99 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II com baixo desempenho escolar. Os alunos contemplados participaram de 8 sessões semanais de 25 minutos. em grupos de 12 a 14 estudantes, em que foram estimulados a verem as habilidades intelectuais como capazes de crescer em resposta ao esforço (uma postura chamada em psicologia de mindset de crescimento). Algumas das atividades centrais das sessões foram:

  1. leitura do artigo “You Can Grow Your Intelligence”, escrito por um dos autores do estudo, que descrevia as mudanças que ocorrem no cérebro durante o aprendizado (como a formação de novas conexões neuronais) e explorava a metáfora de que o cérebro é como um músculo que fica mais forte quando aprende coisas novas;
  2. discussão guiada sobre lembranças de aprendizados e a importância da prática e do esforço no processo;
  3. discussão guiada sobre esteriotipação e os efeitos negativos que elas podem ter sobre o esforço e os aprendizados na vida escolar.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • aumento de 47 a 66% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar. de mindset de crescimento, construído a partir de informação coletada 3 semanas depois do fim da implementação, sobre as percepções subjetivas dos alunos de que as habilidades intelectuais são capazes de crescer como resposta ao esforço [1];
  • aumento de perto de 200% (ou 18 pontos percentuais) na taxa de alunos que apresentaram maior motivação na sala de aula, conforme informação reportada pelos seus professores de Matemática nas semanas seguintes à implementação [1];
  • aumento de 41% de um desvio-padrão na nota em provas de Matemática aplicadas no bimestre seguinte à implementação do programa [1].

 

De onde vem essa informação?

  1. Blackwell, L. S., Trzesniewski, K. H., & Dweck, C. S. (2007). Implicit Theories of Intelligence Predict Achievement Across an Adolescent Transition: A Longitudinal Study and an Intervention. Child Development, 78(1), 246-263.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.