Programa Escolar de Formação de Mindset de Crescimento no Ensino Fundamental em Nova Iorque

Data de publicação: 11/10/2022

Data da última atualização: 11/10/2022

Qual o objetivo?

Estimular alunos a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado nos anos 2000 em uma escola de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 99 alunos.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II com baixo desempenho escolar. Os alunos contemplados participaram de 8 sessões semanais de 25 minutos. em grupos de 12 a 14 estudantes, em que foram estimulados a verem as habilidades intelectuais como capazes de crescer em resposta ao esforço (uma postura chamada em psicologia de mindset de crescimento). Algumas das atividades centrais das sessões foram:

  1. leitura do artigo "You Can Grow Your Intelligence", escrito por um dos autores do estudo, que descrevia as mudanças que ocorrem no cérebro durante o aprendizado (como a formação de novas conexões neuronais) e explorava a metáfora de que o cérebro é como um músculo que fica mais forte quando aprende coisas novas;
  2. discussão guiada sobre lembranças de aprendizados e a importância da prática e do esforço no processo;
  3. discussão guiada sobre esteriotipação e os efeitos negativos que elas podem ter sobre o esforço e os aprendizados na vida escolar.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • aumento de 47 a 66% de um desvio padrão em um indicador de mindset de crescimento, construído a partir de informação coletada 3 semanas depois do fim da implementação, sobre as percepções subjetivas dos alunos de que as habilidades intelectuais são capazes de crescer como resposta ao esforço [1];
  • aumento de perto de 200% (ou 18 pontos percentuais) na taxa de alunos que apresentaram maior motivação na sala de aula, conforme informação reportada pelos seus professores de Matemática nas semanas seguintes à implementação [1];
  • aumento de 41% de um desvio-padrão na nota em provas de Matemática aplicadas no bimestre seguinte à implementação do programa [1].

 

De onde vem essa informação?
  1. Blackwell, L. S., Trzesniewski, K. H., & Dweck, C. S. (2007). Implicit Theories of Intelligence Predict Achievement Across an Adolescent Transition: A Longitudinal Study and an Intervention. Child Development, 78(1), 246-263.
Vídeos


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Desenvolvimento Socioemocional Infantil do Montreal Longitudinal Experimental Study

Aprimorar o autocontrole e as habilidades sociais de meninos que moravam em áreas de alta vulnerabilidade social e apresentavam problemas de comportamento na escola.


Programa Escolar Taaron ki Toli de Valorização da Igualdade de Gênero na Índia

Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de meninas e mulheres.


Programa Cog-X de Educação Infantil e Desenvolvimento de Competências Parentais em Chicago (Versão Abreviada)

Aumentar o preparo para início da vida escolar, por meio de uma metodologia integrada entre alunos, pais e professores, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades da c...


Programa Cog-X de Educação Infantil e Desenvolvimento de Competências Parentais em Chicago

Aumentar o preparo para início da vida escolar, por meio de uma metodologia integrada entre alunos, pais e professores, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades da c...


Topo