+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 21/03/2022
Data da última atualização: 04/04/2023
Oferecer apoio a gestantes e mães com sintomas de depressão e mitigar o impacto negativo da doença no seu processo decisório e no desenvolvimento infantil.
O programa Thinking Healthy foi implementado entre os anos de 2005 a 2007 na zona rural da cidade de Rawalpindi, no Paquistão, como complemento a serviços já existentes de atenção primária em saúde por parte de agentes comunitários.
O programa teve por foco mulheres casadas, de 16 a 45 anos de idade, que passavam pelo 3º trimestre de gravidez e revelavam sintomas de depressão. Ele foi implementado por agentes comunitárias de saúde durante 16 visitas domiciliares - divididas temporalmente em 4 visitas antes do parto, 3 visitas no primeiro mês de vida da criança, e, mensalmente, nos 9 meses subsequentes.
A essas visitas, foram incorporados elementos de psicoterapia, motivados principalmente pelos princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental. O objetivo central foi de auxiliar as gestantes e mães a desenvolverem estratégias pessoais para lidar com os problemas que vivenciavam e a mudarem padrões cognitivos e atitudinais comuns da depressão. Nenhum dos elementos da intervenção foi apresentado como um tratamento para um problema explícito de saúde mental.
Como forma de capacitar as agentes comunitárias de saúde, que eram responsáveis, cada uma, por aproximadamente 1.000 mulheres, foram organizadas sessões curtas de treinamento, que duraram 2 dias, e uma sessão de atualização 4 meses depois. Esse treinamento apresentou vídeos de visitas que utilizavam estratégias de interação em terapia cognitivo-comportamental, forneceu oportunidades de treino em representações reais de terapia e discussões em grupo. Nas primeiras sessões de treinamento, as agentes responsáveis pela implementação receberam um manual com instruções passo a passo para cada uma das 16 visitas. Além disso, um elemento importante para operacionalização do programa foi a supervisão e o acompanhamento, por meio de reuniões mensais, organizadas pela equipe envolvida na avaliação de impacto.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Thinking Healthy:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Modificar padrões violentos de atitudes de crianças e adolescentes e melhorar seu aproveitamento escolar, por meio da vivência de oportunidades de desenvolvimento socioemocional.
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
Diminuir as taxas de evasão escolar durante o Ensino Médio.
Apresentar e preparar os jovens para carreiras futuras, promover habilidades importantes para o sucesso no mercado de trabalho e fornecer renda suplementar para as suas famílias.