+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 14/05/2022
Data da última atualização: 19/10/2022
Reduzir as taxas de evasão e diminuir a incidência de trabalho infantil entre alunos de baixa renda.
O programa foi implementado entre os anos de 2005 e 2012 em San Cristobal e Suba, dois dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, no contexto de um estudo experimental de impacto de diferentes programas para diminuir a evasão escolar.
O principal componente do programa foi uma transferência de renda paga a alunos do Ensino Fundamental II e ensino médio, com foco em crianças e adolescentes de famílias pobres. Essas transferências foram condicionadas à matrícula e frequência. O montante pago era de 30 dólares americanos a cada 2 meses, depositados em conta bancária, se o aluno estivesse matriculado na escola e tivesse comparecido a pelo menos 80% dos dias letivos durante o período.
Todos os pagamentos foram baseados em relatórios fornecidos à Secretaria de Educação pelos diretores das escolas em que alunos estavam matriculados. Foram retirados do programa os alunos que:
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Reduzir a pobreza e, em particular, a pobreza infantil.
Incentivar jovens a concluir o ensino médio.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Aumentar a frequência com que alunos praticam leitura.