+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 29/04/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Assegurar que todos os alunos tenham apoio pedagógico suficiente no processo de aprendizagem.
O programa Student/Teacher Achievement Ratio (STAR, ou Razão de Desempenho Aluno/Professor, em tradução livre) foi implementado no ano letivo de 1985-1986 em 79 escolas no Tenessee, Estados Unidos, e conduzido, no contexto de um estudo experimental de impacto por pesquisadores da Tennessee State University, Memphis State University, University of Tennessee e Vanderbilt University.
O programa alocou aleatoriamente alunos na pré-escola em salas de 13 a 17 alunos, enquanto outro grupo de alunos foi alocado aleatoriamente em salas de tamanho usual, que continham de 22 a 25 alunos. No contexto do estudo, as crianças participantes permaneceram nas salas às quais foram alocadas até o 3º ano do Ensino Fundamental I.
Alunos que entraram em uma escola participante nos anos após a pré-escola foram incorporados ao experimento, e os alunos participantes que repetiram uma série, pularam uma série ou saíram da escola saíram da amostra. Além disso, professores também foram alocados aleatoriamente a cada uma destas salas.
Após o fim do estudo, ao final do 3º ano, todos os alunos participantes continuaram os estudos em salas de tamanho usual.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da designação experimental do estudo para salas de aula com 13 a 17 alunos:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.