Programa Reading Enhances Achievement During Summer de Leitura nas Férias na Carolina do Norte

Data de publicação: 12/05/2022

Data da última atualização: 25/10/2022

Qual o objetivo?

Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.

Onde e quando foi implementado?

O programa Reading Enhances Achievement During Summer (READS) foi implementado em 2013 na Carolina do Norte, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 6.400 alunos em 59 escolas públicas). O programa, com algumas modificações, ainda está em operação.

Como é o desenho?

O READS teve por foco alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I em escolas públicas. Durante as últimas semanas antes da férias de verão, os alunos participaram de 6 aulas de 1 hora em que foram apresentados a estratégias de leitura, com o intuito de aumentar o seu envolvimento com o ato de ler em casa durante as férias, sem a ajuda de adultos. No período em que as estratégias de leitura foram apresentadas, a escola também ofereceu um evento para os pais ou cuidadores para apresentá-los ao programa e às atividades planejadas para as férias.

Durante as férias, os alunos receberam 10 livros de forma gratuita, enviados semanalmente, que foram escolhidos com base nos seus interesses pessoais e no seu desempenho em uma prova de leitura aplicada ao início da implementação do programa. Os alunos foram encorajados a ler os livros, e estimulados a mandar pelos correios respostas a um pequeno questionário padronizado depois que realizassem as leituras, que incluía três questões sobre o conteúdo, que por vezes faziam menção às estratégias de leitura ensinadas no período letivo. Os 10 livros foram enviados para todos os alunos participantes das atividades de leitura durante o verão, que eram voluntárias.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa READS de leitura nas férias sobre as crianças participantes:

  • aumento de 11% (ou 1,1 livro) no número de livros lidos durante as férias, conforme informação auto-reportada pelos alunos - os alunos que não participaram do programa reportaram ter lido 9,8 livros no mesmo período [1];
  • redução de 20% de um desvio padrão em um indicador de apreciação dos livros lidos durante as férias, também construído com informação auto-reportada [1];
  • não há evidência de efeitos sobre notas em um exame padronizado de leitura de alunos do 2º ano, ao fim da intervenção, sugerindo que alunos nessa faixa etária ainda não têm habilidades suficientes para conduzir as atividades de leitura sozinhos e se beneficiar dessas atividades [1];
  • aumento, para as meninas do 3º ano, de 7,3% de um desvio-padrão no mesmo exame padronizado de leitura, embora não tenha sido encontrada evidência de impacto estatisticamente significante para os meninos [1];
  • análises de mediadores do efeito positivo no grupo das meninas participantes sugeriram que a leitura seguida da resposta aos questionários referentes a cada livro foi o fator mais robustamente associado aos ganhos de aprendizado [1].
De onde vem essa informação?
  1. Guryan, J., Kim, J. S., & Quinn, D. M. (2014). Does Reading During the Summer Build Reading Skills? Evidence from a Randomized Experiment in 463 Classrooms. National Bureau of Economic Research Working Paper.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Mensagens aos Pais de Estímulo à Leitura nas Férias em Rhode Island

Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem comumente durante o período de férias de crianças no início do processo de escolarização.


Programa Servicio País en Educación de Tutoria em Leitura em Santiago

Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a capacidade de compreensão de textos lidos entre alunos de escolas com baixo desempenho.


Programa Escolar Sa Aklat Sisikat de Estímulo à Leitura nas Filipinas

Estimular o engajamento de alunos com atividades de leitura dentro do ambiente escolar, melhorar sua fluência e estimular o hábito geral da leitura fora do ambiente escolar.


Programa de Reforço de Férias para Alunos com Baixo Desempenho em Chicago

Diminuir a ocorrência de aprovações automáticas de alunos, introduzindo um sistema que pudesse nivelar seu aprendizado antes da progressão para o próximo ano.


Topo