+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 25/10/2022
Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.
O programa Reading Enhances Achievement During Summer (READS) foi implementado em 2013 na Carolina do Norte, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 6.400 alunos em 59 escolas públicas). O programa, com algumas modificações, ainda está em operação.
O READS teve por foco alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental I em escolas públicas. Durante as últimas semanas antes da férias de verão, os alunos participaram de 6 aulas de 1 hora em que foram apresentados a estratégias de leitura, com o intuito de aumentar o seu envolvimento com o ato de ler em casa durante as férias, sem a ajuda de adultos. No período em que as estratégias de leitura foram apresentadas, a escola também ofereceu um evento para os pais ou cuidadores para apresentá-los ao programa e às atividades planejadas para as férias.
Durante as férias, os alunos receberam 10 livros de forma gratuita, enviados semanalmente, que foram escolhidos com base nos seus interesses pessoais e no seu desempenho em uma prova de leitura aplicada ao início da implementação do programa. Os alunos foram encorajados a ler os livros, e estimulados a mandar pelos correios respostas a um pequeno questionário padronizado depois que realizassem as leituras, que incluía três questões sobre o conteúdo, que por vezes faziam menção às estratégias de leitura ensinadas no período letivo. Os 10 livros foram enviados para todos os alunos participantes das atividades de leitura durante o verão, que eram voluntárias.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa READS de leitura nas férias sobre as crianças participantes:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aprimorar a qualidade da alfabetização e do letramento de crianças que apresentavam defasagens de aprendizagem.
Diminuir a ocorrência de aprovações automáticas de alunos, introduzindo um sistema que pudesse nivelar seu aprendizado antes da progressão para o próximo ano.
Estimular o engajamento de alunos com atividades de leitura dentro do ambiente escolar, melhorar sua fluência e estimular o hábito geral da leitura fora do ambiente escolar.
Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem comumente durante o período de férias de crianças no início do processo de escolarização.