+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 25/10/2022
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com defasagens de aprendizado.
O programa Quantum Opportunity foi implementado a partir de 1995 em 11 escolas de 7 cidades dos Estados Unidos.
O programa teve duração de 5 anos e foco em alunos do 9º ano com nota baixa na média escolar global (em todas as matérias). A maior parte dos seus componentes ocorreram no contraturno escolar e em um dia do fim de semana.
O primeiro componente do programa era de apoio e incentivos financeiros de curto e longo prazo. Cada aluno recebia 1,25 dólares americanos (valores de 2007) para cada hora explicitamente direcionada para as atividades do programa. Além disso, os alunos participantes estabeleceram um acordo com a equipe responsável pela implementação de que receberiam aproximadamente 1.000 dólares americanos se concluíssem o ensino médio e seguissem seu processo de capacitação no ensino superior ou em programas de ensino técnico e profissionalizante.
O segundo componente do programa era o de aconselhamento por meio de mentorias durante os 5 anos de implementação. Cada estudante foi conectado a um mentor, que era responsável por 15 a 20 alunos. O objetivo central da mentoria era de desenvolver uma conexão pessoal e duradoura com cada jovem. Portanto, os mentores foram instruídos a manter um relacionamento estável com o jovem, incluindo se o jovem se desvinculasse do programa, abandonasse a escola, fosse preso ou mudasse seu local de moradia. De maneira mais geral, estes mentores também cumpriam o papel de gerenciar serviços de apoio que pudessem contemplar barreiras pessoais, familiares e sociais que poderiam interferir na capacidade do aluno de ter uma vida escolar de mais sucesso.
O terceiro componente do programa consistiu em 750 horas de atividades extracurriculares por ano. O primeiro grupo de atividades teve o intuito de melhor estruturar a vida escolar dos alunos contemplados. Assim, foram construídos planos individualizados de aprendizado e progresso escolar, tutorias e sessões de treino em conteúdos específicos usando softwares de aprendizagem de Matemática e Língua Inglesa (leitura). O segundo grupo de atividades teve o intuito de desenvolver habilidades socioemocionais, preparando para a transição escola-trabalho.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito monitoramento e do impacto causal do programa Quantum Opportunity:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Colaborar para a transição bem-sucedida de estudantes em situação de vulnerabilidade social do ensino médio para universidades.
Estruturar uma rede de proteção de curto prazo para famílias pobres pela provisão de transferências de renda, prevenindo que eventos adversos tivessem efeitos sobre consumo de alim...
Incentivar a permanência na escola, reduzir as taxas de abandono e evasão, estimular a melhoria do desempenho escolar e oferecer mais oportunidades de desenvolvimento social aos jo...
Contemplar a variedade de necessidades acadêmicas de adolescentes em idade escolar por meio de conteúdo mais personalizado, fora do ambiente da sala de aula.