Programa Preparing For Life de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância na Irlanda

Data de publicação: 24/05/2022

Data da última atualização: 20/10/2022

Qual o objetivo?

Melhorar a qualidade da estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos de desvantagens de ordem socioeconômica sobre o desenvolvimento infantil.

Onde e quando foi implementado?

O programa Preparing for Life foi implementado entre 2008 e 2015 em um bairro pobre de Dublin, na Irlanda, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 233 crianças.

Como é o desenho?

O programa teve por foco todas as famílias com mães grávidas e/ou crianças de 0 a 5 anos que habitavam um bairro pobre em Dublin e que foram convidadas a participar do programa em maternidades locais. Ele foi desenvolvido por representantes de mais de vinte grupos comunitários que foram apoiados por um comitê consultivo científico e teve dois componentes principais.

O primeiro componente consistiu em 2 visitas domiciliares por mês, com duração de 1 hora, durante 5 anos, desde o pré-natal até a entrada na escola. As visitas tiveram por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento das crianças por meio da construção de uma relação forte entre o visitador (que assumia um papel de mentor) e os pais, com foco na identificação de marcos importantes de desenvolvimento, práticas parentais apropriadas, e encorajamento de técnicas apropriadas de estimulação. Em termos práticos, as visitas foram baseadas em “Folhas de Dicas” (210 no total), desenvolvidas pelos implementadores, que incluíam informações sobre gravidez, paternidade, saúde e desenvolvimento. Além disso, durante o primeiro ano de vida da criança, as visitadoras deram um curso de shantala - uma técnica de massagem indiana em bebês - nos bebês, praticando-a juntamente com as mães. O objetivo dessas aulas era equipar os pais com habilidades específicas de massagem, mas também de enfatizar a importância das interações recíprocas precoces.

O segundo componente consistiu em aulas de treinamento para mães e cuidadoras, pela participação no Triple P - Positive Parenting Program, quando as crianças tinham entre 2 e 3 anos de idade. O objetivo do programa era de encorajar práticas parentais positivas e efetivas, que contribuíssem para prevenir problemas no desenvolvimento da crianças. Para tanto, ele se baseou em cinco princípios, aplicados em atividades variadas, incluindo campanhas de mídia e estratégia de comunicação, seminários para pais, grupos pequenos de discussão, e programas individuais de intervenção familiar intensiva:

  1. construção de um ambiente seguro e envolvente para as crianças;
  2. encarar a casa como um lugar de aprendizado;
  3. estabelecimento de regras e limites;
  4. formação de expectativas realista a respeito dos filhos;
  5. autocuidado dos pais.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Preparing for Life:

  • as famílias foram visitadas, em média, 49,7 vezes durante o período de implementação, ou 38% das visitas que compunham a totalidade do programa [1];
  • 62% das mães e cuidadoras em famílias contempladas completaram o curso completo de shantala [1];
  • aumento de 77% de um desvio padrão em um indicador global de desenvolvimento de linguagem verbal, habilidades espaciais e habilidades que envolviam raciocínio pictórico, construído com informação coletada aos 4 anos de idade [1];
  • redução de 24% de um desvio-padrão em um indicador de problemas de comportamento na primeira infância, também construído com informação coletada aos 4 anos de idade [1].
De onde vem essa informação?
  1. Doyle, O. (2020). The First 2,000 Days and Child Skills. Journal of Political Economy, 128(6), 2067-2122.
Vídeos


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Feedback para Alunos e Provisão de Informação Escolar a Famílias na China

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos, envolvendo-os no processo de aprendizagem.


Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Desempenho Escolar Individual no Malawi

Aumentar o grau de informação das famílias a respeito do nível de aprendizado das crianças em idade escolar.


Programa de e-mails para Pais na Filadélfia (Versão sobre Importância da Presença em Sala de Aula)

Tornar mais salientes para os pais a importância de não faltar para o sucesso de seus filhos na vida escolar.


Programa de Educação Nutricional Infantil para Mães no Malawi

Fornecer informação nutricional para puérperas, influenciando positivamente o desenvolvimento de seus filhos.


Topo