+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 24/05/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Melhorar a qualidade da estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos de desvantagens de ordem socioeconômica sobre o desenvolvimento infantil.
O programa Preparing for Life foi implementado entre 2008 e 2015 em um bairro pobre de Dublin, na Irlanda, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 233 crianças.
O programa teve por foco todas as famílias com mães grávidas e/ou crianças de 0 a 5 anos que habitavam um bairro pobre em Dublin e que foram convidadas a participar do programa em maternidades locais. Ele foi desenvolvido por representantes de mais de vinte grupos comunitários que foram apoiados por um comitê consultivo científico e teve dois componentes principais.
O primeiro componente consistiu em 2 visitas domiciliares por mês, com duração de 1 hora, durante 5 anos, desde o pré-natal até a entrada na escola. As visitas tiveram por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento das crianças por meio da construção de uma relação forte entre o visitador (que assumia um papel de mentor) e os pais, com foco na identificação de marcos importantes de desenvolvimento, práticas parentais apropriadas, e encorajamento de técnicas apropriadas de estimulação. Em termos práticos, as visitas foram baseadas em “Folhas de Dicas” (210 no total), desenvolvidas pelos implementadores, que incluíam informações sobre gravidez, paternidade, saúde e desenvolvimento. Além disso, durante o primeiro ano de vida da criança, as visitadoras deram um curso de shantala - uma técnica de massagem indiana em bebês - nos bebês, praticando-a juntamente com as mães. O objetivo dessas aulas era equipar os pais com habilidades específicas de massagem, mas também de enfatizar a importância das interações recíprocas precoces.
O segundo componente consistiu em aulas de treinamento para mães e cuidadoras, pela participação no Triple P - Positive Parenting Program, quando as crianças tinham entre 2 e 3 anos de idade. O objetivo do programa era de encorajar práticas parentais positivas e efetivas, que contribuíssem para prevenir problemas no desenvolvimento da crianças. Para tanto, ele se baseou em cinco princípios, aplicados em atividades variadas, incluindo campanhas de mídia e estratégia de comunicação, seminários para pais, grupos pequenos de discussão, e programas individuais de intervenção familiar intensiva:
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Preparing for Life:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.
Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre...
Criar as condições para que mulheres tivessem controle sobre o número e o espaçamento dos filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.