+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 10/05/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Melhorar as condições de moradia, em especial àquelas ligadas à saúde, de grupos vulneráveis em favelas e áreas rurais.
O programa Piso Firme foi implementado a partir de 2000 no estado de Coahuila, no México, como política pública local. Posteriormente, a partir de 2003, ele se expandiu por todo o território nacional. Em 2005, o programa tinha chegado a aproximadamente 300.000 domicílios, ou 10% dos domicílios do país que tinham informado ter chão de terra no Censo de 2000. Os resultados apresentados abaixo se referem a uma avaliação quase-experimental do impacto do programa no município de Torreón, no estado de Coahuila.
O Piso Firme teve por foco áreas rurais e favelas, identificando proprietários de casas que tinham chão de terra, e financiando o fornecimento gratuito de concreto sobre até 50 metros quadrados de área total. Os beneficiários foram informados da data de entrega e solicitados a preparar os cômodos seguindo um conjunto de especificações técnicas. O cimento foi entregue por caminhões financiados pelo poder público e a aplicação foi feita por moradores da casa ou por voluntários da comunidade.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Piso Firme:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar as condições de moradia em favelas e zonas urbanas de alta vulnerabilidade, em ações conjuntas entre os seus habitantes e jovens voluntários.