Programa Parents and Child Together de Estímulo à Leitura para Crianças em Chicago

Data de publicação: 19/09/2022

Data da última atualização: 20/10/2022

Qual o objetivo?

Estimular pais de alunos na pré-escola a ler para crianças no ambiente doméstico.

Onde e quando foi implementado?

O programa Parents and Children Together (PACT) foi implementado nos anos letivos de 2014 a 2015 em Chicago, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 169 pais ou cuidadores.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunos matriculados na pré-escola em centros públicos de educação infantil. Durante 6 semanas, todas as famílias estudadas tiveram acesso a um tablet, com um aplicativo que continha mais de 500 livros infantis em Língua Inglesa e Espanhola disponíveis gratuitamente. Esse aplicativo gravava informações sobre o tempo dispendido pelos pais em atividades de leitura. A ideia central do programa era a de que existem barreiras comportamentais que podem influenciar a quantidade e a qualidade de estímulos ao desenvolvimento infantil no ambiente doméstico. Por isso, o programa incluía os seguintes elementos:

  1. uma mensagem para formação de compromisso, enviada no início de cada semana, em que os pais eram convidados a definir um objetivo para quanto tempo leriam na semana para seus filhos usando o tablet, e que era revisitado ao final da semana e contrastado com quanto tempo esses pais de fato leram;
  2. mensagens, enviadas todos os dias, relembrando os pais dos objetivos de leitura definidos semanalmente e da importância das atividades para o desenvolvimento infantil;
  3. mensagens de parabenização, enviadas ao final da semana para os pais que tinham cumprido sua meta.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa PACT, em crianças e pais ou cuidadores de crianças que se dispuseram a receber as mensagens e participar da pesquisa:

  • aumento de aproximadamente 80 minutos (ou aproximadamente 75%) no tempo total de leitura utilizando o aplicativo, sugerindo a importância da formação de compromisso, lembretes e mensagens de congratulação para engajamento das mães e pais com as atividades de leitura no ambiente doméstico [1].
De onde vem essa informação?
  1. Mayer, S. E., Kalil, A., Oreopoulos, P., & Gallegos, S. (2019). Using Behavioral Insights to Increase Parental Engagement: The Parents and Children Together Intervention. Journal of Human Resources, 54(4), 900-925.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Cuna Más de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância no Peru

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.


Programa de Aconselhamento Educacional ao Final do Ensino Fundamental II em Paris

Ajudar os alunos a identificarem caminhos que se encaixassem tanto em seus gostos quanto em suas habilidades acadêmicas.


Programa de e-mails para Pais na Filadélfia (Versão sobre Importância da Presença em Sala de Aula)

Tornar mais salientes para os pais a importância de não faltar para o sucesso de seus filhos na vida escolar.


Topo