+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 25/03/2022
Data da última atualização: 19/10/2022
Estimular o desenvolvimento na primeira infância por meio da transformação do comportamento dos cuidadores, em direção ao aumento da quantidade e ao aprimoramento da qualidade do tempo e dos recursos materiais disponíveis para as crianças.
O programa Nadie es Perfecto (Versão Intensiva, NEP-I) foi implementado em escala no Chile pelo Ministério da Saúde a partir de 2011 como complemento a serviços já existentes de atenção básica a saúde por parte de agentes comunitários.
O programa NEP-I, uma adaptação de um programa canadense chamado Nobody's Perfect, foi oferecido a cuidadoras de crianças de 0 a 5 anos durante os contatos regulares com o sistema público de saúde (por exemplo, visitas domiciliares ou na aplicação de vacinas em centros de saúde). Embora o programa possa ser aplicado a todos os cuidadores interessados em melhorar as suas competências parentais, a focalização foi direcionada a famílias vulneráveis, como aquelas lideradas por adolescentes ou isoladas geograficamente ou socialmente.
A premissa do programa era de que, para traduzir conhecimento e crenças em mudanças comportamentais reais, os participantes precisam não apenas conhecer as práticas ideais, como também se conectar emocionalmente à maneira como os temas são discutidos com outros pais enfrentando problemas semelhantes. Adicionalmente, assume-se que a mudança comportamental requer uma melhoria na autoimagem dos pais, bem como a percepção de apoio pela rede formada por normas compartilhadas de práticas parentais positivas. Este modelo também promove a criação de profundas relações entre os pais participantes do mesmo grupo, o que poderia potencialmente transbordar de suas vidas fora do grupo. Isso é possível porque todos os pais vivem dentro de uma área relativamente pequena, que é servida pelo centro de saúde que eles participam.
Concretamente, o programa consistiu em um conjunto de 6 a 8 sessões semanais, de aproximadamente 2 horas de duração, guiadas por agente comunitários de saúde. Nessas sessões, grupos de 6 a 12 cuidadoras tiveram discussões baseadas em um modelo de aprendizado por compartilhamento de experiências, guiadas por um currículo semiestruturado que estimulava o envolvimento ativo dos participantes na discussão.
Os principais temas discutidos nas reuniões foram abordados em 5 livros de apoio, distribuídos gratuitamente aos participantes, cujos temas principais eram
Após a realização das sessões semanais (que contavam apenas com a participação dos cuidadores), o programa também implementou 2 encontros semanais adicionais com participação das crianças para aprendizado prático de competência parentais.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa NEP-I:
"Cápsulas educativas" do programa NEP no (Youtube, em espanhol)
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Oferecer apoio ao desenvolvimento de crianças que nasceram com baixo peso ou prematuras, em razão do elevado risco de desenvolvimento de defasafens de aprendizado e de problemas de...
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos...
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...