Programa de Incentivos Financeiros para Alunos do Ensino Médio em Israel

Data de publicação: 20/05/2022

Data da última atualização: 15/10/2022

Qual o objetivo?

Incentivar alunos com defasagens de aprendizado e aumentar suas chances de admissão no ensino superior.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado gradualmente pelo Ministério da Educação de Israel nas escolas do país, com priorização de escolas com baixo desempenho, tendo início em dezembro de 2000.

Como é o desenho?

A motivação principal do programa foi de aumentar a quantidade de alunos que obtinham o certificado Bagrut - um, dentre dois possíveis, diplomas de ensino médio -, que é um pré-requisito para a admissão na universidade em Israel.

O programa consistiu na oferta de incentivos financeiros para alunos de baixo desempenho acadêmico (medido pelo número de reprovações e por informações dadas pelos professores) de acordo com sua progressão no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, e prêmios adicionais para inscrição para obtenção do certificado Bagrut. O valor total que um aluno poderia receber era por volta de 2.400 dólares americanos (valores de 2009), o que representava cerca de um terço dos ganhos médios anuais livres de impostos que um aluno ganharia trabalhando em tempo integral, e cerca de duas vezes mais do que um aluno ganharia trabalhando em tempo integral durante dois meses durante as férias.

Na prática, a implementação do programa foi afetada por uma série de eventos adversos, como mudança de governo e crise orçamentária, que acabaram por forçar o seu encerramento antes do previsto. Como consequência, os prêmios foram concedidos apenas para um ano de realização e o valor máximo concedido de 1.500 dólares americanos (também em valores de 2009). Embora os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio fossem elegíveis para prêmios mais modestos de curto prazo, quando a maior parte de seu esforço Bagrut ocorreu, o programa havia encerrado. Apesar dessa interrupção, o programa para alunos do último ano do ensino médio funcionou conforme planejado.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa entre os alunos do último ano do ensino médio:

  • aumento de 32 a 37% (ou de 9,3 a 10,5 pontos percentuais) na taxa de meninas que obtiveram o certificado Bagrut, e, portanto, que aumentaram suas chances de admissão no ensino superior, ao final da implementação do programa, embora não tenha sido encontrado efeito estatisticamente significante no grupo dos meninos [1];
  • aumento de 20 a 24% (ou de 6,7 a 8,1 pontos percentuais) na taxa de meninas que vieram a se matricular em alguma instituição de ensino superior, entre aquelas com notas mais altas (acima da mediana) antes do início do programa, em um período de até 5 anos após o Bagrut, embora nesse caso também não tenha sido encontrado efeito no grupo dos meninos [1].
De onde vem essa informação?
  1. Angrist, J. & Lavy, V. (2009). The Effects of High Stakes High School Achievement Awards: Evidence from a Randomized Trial. American Economic Review, 99 (4), 1384-1414.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Regent Park)

Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.


Programa-Piloto Atención a Crisis de Transferência de Renda na Nicarágua

Estruturar uma rede de proteção de curto prazo para famílias pobres pela provisão de transferências de renda, prevenindo que eventos adversos tivessem efeitos sobre consumo de alim...


Topo