Expansão do Programa Agua Limpia de Saneamento Básico em Áreas Urbanas do México

Data de publicação: 06/04/2023

Data da última atualização: 24/04/2023

Qual o objetivo?

Proteger a população de doenças transmitidas por água contaminada.

Onde e quando foi implementado?

O Programa Agua Limpia foi criado pelo Ministério da Saúde do México em 1991 e implementado em diversas regiões do país nos anos subsequentes.

Como é o desenho?

O programa teve por foco cidades de pequeno e médio porte no país (menos de 500 mil habitantes) e o principal componente foi o financiamento da expansão e aprimoramento dos sistemas para tratamento da água (em particular, filtração e desinfecção por cloração).

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo publicado listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do Programa Agua Limpia:

  • já nos primeiros 6 meses de implementação a parcela da população em áreas urbanas com acesso à água tratada cresceu de 58% para 90% [1];
  • redução de 9,4% a 13% na taxa de mortalidade de crianças com menos de 5 anos, entre 1991 e 1995, impulsionada por uma redução de 45% a 67% na taxa de mortalidade por diarreia nessa faixa etária [1];
  • os efeitos descritos acima foram particularmente pronunciados em regiões que tinham alta cobertura de esgotamento sanitário, o que sugere haver um grau alto de complementariedade entre os dois tipos de investimento em saneamento básico [1].
De onde vem essa informação?
  1. Bhalotra, S. R., Diaz-Cayeros, A., Miller, G., Miranda, A., & Venkataramani, A. S. (2021). Urban Water Disinfection and Mortality Decline in Lower-income Countries. American Economic Journal: Economic Policy, 13(4), 490-520.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Topo