+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 22/03/2022
Data da última atualização: 25/10/2022
Promover práticas de saúde e universalizar o acesso à atenção primária em saúde durante o primeiro ano de vida.
O programa que apoiou a expansão dos centros foi desenvolvido e implementado de forma universal a partir de 1914 na Noruega.
Os centros foram implementados a nível local e a implementação seguiu diretrizes para que ocorresse de forma uniforme nas diferentes localidades. Ele foi financiado principalmente por contribuições filantrópicas - que, à época no país, eram de um montante substancial -, mas também por recursos dos governos estaduais e locais. O programa instituiu centros comunitários de saúde que tinham cobertura universal, embora tivesse por princípio de focalização famílias em situação de vulnerabilidade social. Os centros tinham dois objetivos principais.
Em primeiro lugar, eles proveram avaliações gratuitas por médicos e enfermeiros. Durante essas avaliações, as crianças passavam por monitoramento de peso e altura, e exames que eram mantidos em formulários registrados em cada centro. Além disso, no caso de necessidade, as crianças foram encaminhadas para outros médicos e para hospitais, para atendimento especializado.
Em segundo lugar, os centros davam conselhos a mães nos temas de nutrição infantil - em particular, sobre aleitamento materno -, higiene infantil e vestimentas adequadas. O tema do aleitamento materno ganhou importância especial, dada a alta prevalência de doenças gastrointestinais entre crianças alimentadas com fórmulas.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa sobre as crianças nascidas nos anos subsequentes à adesão dos municípios noruegueses:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Oferecer apoio ao desenvolvimento de crianças que nasceram com baixo peso ou prematuras, em razão do elevado risco de desenvolvimento de defasafens de aprendizado e de problemas de...
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
Melhorar a qualidade da estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos de desvantagens de ordem socioeconômica sobre o desenvolvimento infantil.