+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 30/03/2023
Data da última atualização: 04/04/2023
Aumentar a taxa de admissão de candidatos em situação de vulnerabilidade social no corpo discente das universidades.
O Programa de Acompañamiento y Acceso Efectivo a la Educación Superior (PACE) foi implementado em 2014 no Chile. Os resultados abaixo se referem a um grupo de alunos afetados pelo programa a partir do ano de 2016, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 221 escolas.
O PACE teve por foco alunos matriculados em escolas com alto índice de vulnerabilidade social no corpo discente, escolhidas com base em um índice construído pelo governo chileno. Essencialmente, por meio do programa, foram garantidas vagas em universidades para alunos nessas escolas que cumpriam 2 critérios:
As vagas no ensino superior ocupadas pelos alunos que são admitidos pela via preferencial foram criadas especialmente para esse fim.
Nas escolas contempladas, foram oferecidas pelo Ministério da Educação aulas sobre o processo de inscrição em universidades e sobre técnicas de estudo. Quando já na universidade, os alunos que foram admitidos para vagas via o PACE também tinham acesso a sessões de tutoria.
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aumentar a diversidade do corpo discente de escolas particulares.
Aumentar a admissão de candidatos egressos do ensino médio público e oriundos de famílias mais pobres, considerados como grupos sub-representados no corpo discente da universidade.
Diminuir as disparidades econômicas, sociais e educacionais entre pessoas de diferentes grupos sociodemográficos e econômicos.
Aumentar a admissão de candidatos egressos do ensino médio público e de candidatos negros, considerados como grupos subrepresentados no corpo discente da universidade.