← voltar para em pauta

Sai o resultado da 1ª edição do Prêmio BID-IMDS-SBE 2022

Publicado em 01/12/2022
Compartilhe:

Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Sociedade Brasileira De Econometria (SBE) promovem premiação a fim de estimular discussão sobre desenvolvimento e mobilidade social.

Foi divulgado o resultado da primeira edição do Prêmio BID-IMDS-SBE 2022, cujo tema foi Juventude no Brasil.  Os artigos, individuais ou coletivos, deveriam abordar uma das seguintes temáticas: O Jovem e Oportunidades de Trabalho no Brasil, Transição Ensino e Mercado de Trabalho, Desigualdades de Oportunidades para os Jovens no Brasil e Juventude e Saúde no Brasil.

Entre os 11 trabalhos inscritos, o primeiro lugar foi para “Income-Based Affirmative Action in College Admissions”, de Luiz Brotherhood, João Ramos e Bernard Herskovic; e, em segundo lugar, “Household job search and labor supply of secondary wage earners”, de Solange Gonçalves, Naercio Menezes-Filho e Renata Narita.

O Imds participará da cerimônia de entrega da primeira edição na Sessão Especial Juventude no Brasil, organizada pelas instituições parceiras Imds, BID e SBE, no 44º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria, no dia 07/12/2022, em Fortaleza, Ceará, momento no qual também apresentará os destaques das pesquisas institucionais em andamento sobre a temática de juventude.

O artigo que conquistou o 1º lugar trata dos efeitos de políticas de ação afirmativa para admissão no ensino superior baseadas em renda sobre bem-estar, produto agregado, eficiência e correlação intergeracional de rendimentos. Os autores investigam se os ganhos de eficiência gerados pelas políticas de ações afirmativas baseadas em renda são economicamente significativos e se superam as distorções não intencionais nos investimentos educacionais. Para responder às questões de pesquisa e evidenciar as implicações de longo prazo de ações afirmativas baseadas em renda para o Brasil, foi construído um modelo teórico, calibrado com dados brasileiros do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Os resultados sugerem que é possível gerar ganhos de eficiência com esse tipo de política.

O artigo que ficou em 2º lugar investiga a dinâmica da oferta de trabalho intradomiciliar dos assalariados secundários das famílias – mulheres e filhos. O principal objetivo do estudo é verificar como as decisões da mãe e do(s) filho(s) referentes ao mercado de trabalho estão inter-relacionadas. Entre as questões principais da pesquisa, estão: quanto da queda na taxa de participação dos filhos no mercado de trabalho está relacionada à situação das mães do mercado de trabalho, à renda dos pais, a choques no mercado de trabalho dos próprios jovens ou mesmo ao custo de investimento na educação dos filhos? Quais são os impactos de mudanças nas condições do mercado de trabalho das mães e na renda do pai no bem-estar dos filhos? O foco do trabalho são os filhos de 14 a 24 anos que vivem com os pais e o modelo é estimado a partir dos dados do IBGE da Pesquisa Mensal de Emprego para dois períodos: 2003 a 2006 e 2010 a 2013 – o primeiro período refere-se ao início de uma década de crescimento econômico no Brasil, com maior nível médio de crescimento do PIB, enquanto o segundo é o fim desse período de prosperidade. Os resultados estimados reforçam o argumento de interligação das decisões de oferta de trabalho entre os membros do domicílio.

Por meio do incentivo à produção científica, o Prêmio BID-IMDS-SBE 2022 busca promover a transferência de conhecimento e tecnologias sociais das instituições de ensino e pesquisa para gestores públicos e para a sociedade civil organizada. A proposta é reunir esforços da academia para o conhecimento de questões pertinentes às temáticas abordadas e transformar conhecimento em ação.

Além de um reconhecimento no meio acadêmico, os vencedores recebem um prêmio em dinheiro.

Veja aqui o anúncio dos vencedores. Para mais informações sobre a premiação, acesse aqui.