Visualizar como página web

2024 - Edição 61 | 23 de dezembro

2024: conquistas que inspiram novos horizontes para 2025

Imds tem muito a comemorar neste encerramento de 2024 e grande expectativa diante dos horizontes que se abrem

Olá, *|NOME|*

      Chegamos ao final de 2024 com alegria e satisfação, ao concluir mais um ano de intensas realizações no Imds. Reafirmamos nosso compromisso de promover a mobilidade social no Brasil, unindo produção de conhecimento, parcerias com entes públicos e pesquisadores e muita disseminação de informação técnica sobre o tema. Nesta Carta, voltamos nosso olhar para o que fizemos, as parcerias que mantivemos e firmamos e os rumos que tomaremos em 2025.

      A ampliação de nosso portfólio foi expressiva: publicamos quatro Notas Técnicas, quatro painéis de indicadores (“dashboards”), além destas Cartas quinzenais, que neste mês de dezembro alcançaram a edição de número 60. Entre os temas abordados nessas publicações, destacamos o aprofundamento em questões como expectativa de vida por cor/raça, pobreza infantil e juvenil, desigualdades nutricionais, saúde materno-infantil e efeitos de choques climáticos na migração de indivíduos e famílias, distinguindo-os entre beneficiários e não-beneficiários do Programa Bolsa Família. A produção do Imds foi disseminada pelos principais veículos de comunicação do país em mais de 50 menções, entre reportagens e artigos, reforçando o compromisso do instituto em trazer o assunto da mobilidade social para o centro das discussões nacionais.

      Além dos produtos técnico-científicos, mantivemos parcerias para apoio técnico a estados e municípios, por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACT), diretriz fixada por nosso Conselho de Administração. Demos continuidade às parcerias previamente firmadas com os municípios de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro, e com os Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além do Ministério de Desenvolvimento Social. Firmamos novo acordo com o Estado de São Paulo e renovamos a parceria com o município do Rio de Janeiro para uma nova fase de proposição de soluções.

      Os escopos das parcerias são múltiplos. Envolvem a avaliação da expansão do ensino integral sob as dimensões de desempenho acadêmico e abandono escolar, o desenho de política integrada de inclusão produtiva, o desenvolvimento de uma ferramenta estatística capaz de identificar alunos mais propensos a serem reprovados e o desenvolvimento de metodologia para estimativa de custo por tipo de serviço prestado pela Assistência Social, dentre outros.

    É importante destacar que o Imds não utiliza recursos públicos em seus projetos, tendo como contrapartida apenas a divulgação dos resultados, adequadamente adaptados, em nosso site www.imdsbrasil.org, de modo a servir de referência metodológica para gestores em todo o país.

      Além de todo esse trabalho de apoio técnico e pesquisa aplicada, e buscando fomentar a produção acadêmica de pesquisas que tratem de mobilidade social, promovemos este ano mais uma edição do Prêmio Imds-SBE, concedido durante o 46º Encontro Brasileiro de Econometria, da Sociedade Brasileira de Econometria (SBE). No mesmo evento, realizamos a sessão especial “Infância e os Desafios da Alfabetização”, tema de fundamental relevância para a melhoria da educação no Brasil, com a participação do Instituto Ayrton Senna e do Instituto Edube, fortalecendo o diálogo sobre um dos alicerces do desenvolvimento humano e social.

      Ao projetar o ano de 2025, renovamos nosso entusiasmo com uma agenda de pesquisa que inclui temas como o programa Jovem Aprendiz, impactos de demissões em massa, efeitos de vizinhança sobre mobilidade e bem-estar, novos estudos sobre o Programa Bolsa Família, o desenvolvimento de índice inédito de bem-estar segundo cor ou raça para o Brasil e regiões e uma ampla discussão sobre educação no Brasil, iniciando pela análise profunda da alfabetização. E mais: estão programados novos “dashboards”, e planejamos lançar ainda no primeiro trimestre um Atlas da mobilidade social no Brasil, referenciado com indicadores diversos em um formato visual interativo e acessível. Seguiremos ainda alimentando continuamente nossa Plataforma Impacto de políticas públicas e programas, que tanto pode auxiliar gestores públicos e que vem merecendo reiterados elogios dos mais variados usuários.

      Temos muito a comemorar neste encerramento de 2024 e grande expectativa diante dos horizontes que se abrem em 2025.

      Desejamos a todos Boas Festas e um Ano Novo repleto de esperança, saúde, alegria e realizações.

          Até janeiro, na próxima “Carta do Imds”!

          Paulo Tafner

         Diretor-presidente


Você está recebendo este e-mail pois em algum momento teve contato conosco ou se cadastrou em nosso site. Agradecemos o seu interesse. O Imds é uma associação privada sem fins lucrativos, mantida por patrocinadores privados, com governança aos cuidados de um conselho de administração formado por nomes de excelência ou de gabarito reconhecido. O instituto não tem filiação político-partidária: ele se propõe a unir academia e administradores em torno de projetos de impacto duradouro no bem-estar dos cidadãos atendidos.

Enviado por Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social – Imds

Fale conosco pelo contato@imdsbrasil.org

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.