← voltar para em pauta

O Assunto #334: Por que é difícil mudar de classe social no Brasil

Publicado por Podcast O Assunto em 27/11/2020
Compartilhe:

O Assunto #334: Por que é difícil mudar de classe social no Brasil

Um levantamento da OCDE deixou o Brasil na penúltima posição entre os países com mais possibilidade de ascensão social. Aqui, para que uma pessoa nascida em família pobre atinja o rendimento médio de todos os brasileiros são necessárias nove gerações – equivalente a 160 anos.

Qual é a chance de uma pessoa nascida em família pobre conseguir ter o rendimento médio do brasileiro? Quanto tempo isso demora? A resposta: nove gerações.  "Se você pegar um cidadão médio dos 10% mais pobres, para que um sucessor dele atinja o patamar de renda média do Brasil demoraria mais ou menos 160 anos", diz Paulo Tafner, economista e pesquisador associado da USP, convidado de Renata Lo Prete neste episódio.

Diretor-presidente do recém-lançado Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social, Tafner detalha o círculo vicioso que mantém brasileiros em situação de pobreza e pobreza extrema nas mesmas condições de seus antepassados. No Brasil, "a história do indivíduo está determinada na barriga da mãe", exemplifica o economista. Tafner detalha ainda quais são as barreiras para que haja mobilidade entre classes no país e compara a situação brasileira com a de outros países.

Clique para acessar