Visualizar como página web

2022 - Edição 08 | 20 de dezembro

Conheça a Plataforma Impacto em Mobilidade Social, nova ferramenta do Imds

Espaço virtual reúne aprendizados de iniciativas promissoras na solução de problemas sociais

Olá, Leitor

    O esforço conjunto de pesquisadores, elaboradores e implementadores de políticas públicas e programas sociais gerou, nas últimas décadas, um enorme conjunto de informações sobre iniciativas de impacto social ao redor do mundo. Contudo, tornar esse conhecimento disponível em uma ferramenta prática e ágil de reflexões para formuladores é um desafio. Pensando nisso, o Imds construiu a Plataforma Impacto em Mobilidade Social, pensada para ser um ponto de partida sobre as iniciativas existentes e consolidar cada vez mais uma cultura de uso de evidências científicas nos governos brasileiros.

   A Plataforma é um espaço virtual de aprendizado sobre políticas públicas e programas já avaliados e com resultados indicativos de seus efeitos sobre desenvolvimento e mobilidade social. O objetivo é oferecer informações que auxiliem a estruturar o ciclo de uma política pública com base em evidências. Assim, seu público-alvo são os envolvidos na formulação e implementação de políticas e programas sociais, membros da sociedade civil  e interessados em resultados de seu monitoramento e avaliação.

    A Plataforma reúne de forma organizada e acessível informação sobre os objetivos centrais, o local e o período de implementação, o desenho, o impacto e os mecanismos operantes de políticas públicas e programas sociais abordados na literatura acadêmica sobre o tema. A seção de desenho, em particular, busca apresentar ao leitor os componentes concretos associados às políticas e programas e traz, frequentemente, exemplos ligados diretamente à implementação. Adicionalmente, são indicadas as referências de onde as informações foram extraídas e, quando disponível, materiais extras, como vídeos e documentos que fornecem mais detalhes para o leitor que desejar ir a  fundo no estudo sobre as iniciativas.

   Uma das principais funcionalidades da Plataforma é o seu sistema de busca, baseado em tags que contemplam dimensões fundamentais de interesse para os usuários. Assim, os usuários podem se concentrar em políticas e programas em uma determinada área geográfica (país ou região do mundo) ou tema (como Juventude, Primeira Infância ou Assistência Social). Além disso, há a possibilidade de se concentrar em políticas e programas de um determinado tipo, como ensino técnico e profissionalizante, extensão da jornada escolar, escolas charter ou ações afirmativas. Esses recursos foram pensados para filtrar as pesquisas e direcionar os usuários aos programas que mais se apliquem a  suas necessidades.

     Vale ressaltar que a informação organizada na plataforma não é um repositório de fórmulas ou receitas, mas um ambiente para desfrutar de insumos que fomentem a reflexão de como aplicar políticas que já se mostraram eficazes em contribuir para o enfrentamento de problemas sociais.

     Lembramos, por fim, que a Plataforma é uma ferramenta “viva”, alimentada por novas evidências, seja de políticas novas ou de novos aprendizados das políticas já listadas. Por isso, convidamos o público a visitar a Plataforma e contribuir com sugestões.

      Um abraço e até a próxima “Carta do Imds”!

 

        Paulo Tafner

        Diretor-presidente


Você está recebendo este e-mail pois em algum momento teve contato conosco ou se cadastrou em nosso site. Agradecemos o seu interesse. O Imds é uma associação privada sem fins lucrativos, mantida por patrocinadores privados, com governança aos cuidados de um conselho de administração formado por nomes de excelência ou de gabarito reconhecido. O instituto não tem filiação político-partidária: ele se propõe a unir academia e administradores em torno de projetos de impacto duradouro no bem-estar dos cidadãos atendidos.

Enviado por Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social – Imds

Fale conosco pelo contato@imdsbrasil.org

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.