Imds – Eleições 2022 – Mobilidade social: indicadores estaduais e políticas públicas

Imds – Eleições 2022 – Mobilidade social: indicadores estaduais e políticas públicas

Autores: Imds e Oppen Social

Data de publicação: setembro de 2022

Edição: 1ª


Resumo:


A apresentação “Imds – Eleições 2022 – Mobilidade social: indicadores estaduais e políticas públicas” aborda diversos temas a partir de um conjunto de indicadores estaduais que se relacionam diretamente com a mobilidade social inter ou intrageracional. Ela busca explicar de que forma ocorre essa relação em cada etapa do ciclo de vida envolvendo indivíduos, famílias e o território em que vivem. O objetivo é fomentar a reflexão sobre a interdependência entre diferentes características para o acúmulo gradual das potencialidades, ou deficiências, ao longo dessas etapas.

A apresentação exemplifica, também, políticas públicas e programas sociais já implementados, no Brasil ou em outros países, associados aos temas abordados. São políticas cujas avaliações apontam resultados promissores ou cujo desenho está bem consolidado em evidências, sugerindo bom potencial no alívio de uma miríade de questões levantadas pelos indicadores.

Os exemplos aqui trazidos fazem parte de um acervo maior, construído pelo Imds para ser uma ferramenta viva a serviço de gestores públicos, do terceiro setor, da imprensa e da sociedade - a Plataforma Impacto em Mobilidade Social, ou são trazidos das políticas finalistas do Prêmio Evidência.

Boa leitura!

Veja também:
Imds – Eleições 2022: Indicadores Estaduais




Topo