Bolsa Família

Acesso ao mercado de trabalho formal e Território

 

Acesso ao mercado de trabalho formal e Território



Com base nos dados da Folha de Pagamentos do Programa Bolsa Família de 2005 (Folha), do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), realizamos uma análise territorial da situação de acesso ao mercado de trabalho formal entre 2015 e 2019 vivenciada pelos indivíduos beneficiários do programa em 2005.

É disponibilizada, aqui, a análise para 4 divisões territoriais, diferenciadas entre os encontrados na RAIS em algum momento e os encontrados na RAIS durante 3 anos ou mais: município, microrregião, Unidade Federativa (UF), e região. É apresentada, também, a distribuição dos beneficiários de 2005 do Programa Bolsa Família por território de origem – UF e região.

Os mapas e gráficos apresentam as diferenças no acesso ao mercado de trabalho formal, no período analisado, de acordo com as características de cor ou raça, sexo e faixa etária, assim como de acordo com a condição em 2005 de titulares ou dependentes na Folha de Pagamentos.

Esse é mais um painel de indicadores que compõe um esforço do Imds de entender a dinâmica da pobreza no Brasil, e seu padrão ao longo do ciclo de vida do indivíduo, a partir do uso de dados de painel longitudinal.

Topo